Fechar



21.01.2026 a 25.03.2026

Circuito Escolar


Formação de Professores: Tecnologia como chão comum

Criação colaborativa em música e artes

Inserida no âmbito da Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes, e sob o tema E em vez do medo?, esta formação propõe uma reflexão prática e crítica sobre o papel da tecnologia como espaço de encontro e de criação partilhada entre professores e alunos. Partindo da música, das artes visuais e da programação criativa simples, são exploradas ferramentas e abordagens que favorecem a colaboração, a inclusão e a criatividade. A tecnologia é abordada como meio de contacto, expressão e construção coletiva de sentido – um “chão comum” que une diferentes disciplinas, linguagens e sensibilidades. 


21 jan a 25 mar (qua) | 18:00 às 21:00

#açãodelongaduração

@gnration

Gratuito mediante inscrição para circuito@bragamediaarts.com 

Nota Ação de Longa Duração acreditada por Centro de Formação 

A formação pressupõe 15 horas de contacto (cinco sessões presenciais) e 15 horas de trabalho autónomo.  

Sessões presenciais 

21 e 28 jan 

04 e 11 fev 

25 mar 


Ao longo de quatro sessões presenciais, os participantes são desafiados a conceber e desenvolver um pequeno projeto artístico-educativo, apresentado na última sessão, integrando som, imagem, corpo e interação de forma crítica e poética. 


Público-alvo Professores do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário, das áreas de Música, Educação Visual e Tecnológica, Informática, Artes Visuais e Educação Tecnológica 


Apoio República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes · RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses | Banco BPI e Fundação ”la Caixa”


Óscar Rodrigues é músico e educador. O seu trabalho incide sobretudo na intersecção entre a música erudita e as novas tecnologias. É, desde 2018, o curador e líder da equipa Digitópia, na Casa da Música, no qual tem participado no desenvolvimento e criação de oficinas e concertos educativos e comunitários. Foi professor no ensino artístico especializado, é fundador e diretor artístico do Instant Ensemble – Ensemble de Composição em Tempo Real do Porto e conta, enquanto compositor, com vários trabalhos publicados.